Cada aluno terá um notebook ou um smartphone mais desenvolvido para acompanhar o conteúdo disponibilizado no quadro interativo, acessar arquivos e buscar conteúdo na internet. Os terminais estarão interligados em rede para que seja possível realizar tarefas colaborativas. Ao final da aula, todo o conteúdo será armazenado no terminal, que o aluno levará para casa.
Professores e alunos podem interagir com os conteúdos por meio de recursos como anotações sobre as imagens, ampliações e recortes. O professor pode trabalhar com sua própria caligrafia, como se utilizasse uma lousa convencional (alguns modelos contam inclusive com sistema de reconhecimento de distintas caligrafias.
As lousas darão lugar aos quadros interativos, que permitem exibir contéudos em forma de imagem, áudio, vídeo e texto. Inclusive arquivos pré-programados, sejam eles disponibilizados por editoras ou selecionados pelos próprios professores, até o vasto contéudo disponibilizado na web.
O relacionamento entre alunos e professores pode ser mediado pelo votador, pelo qual os alunos podem responder a uma questão proposta pelo professor. Assim, os professores podem avaliar, antes e depois da aula, o grau de entendimento de determinado tema.
As aulas terão continuidade na internet e em ambientes como o Second Life, utilizado também para atividades em sala.
Abraços!