Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

11 de out. de 2008

Educadores ao Mar!!


"A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender hoje, da troca, do estudo em grupo, da leitura, do estudo em campo com experiências reais".
(José Manuel Moran)

A tecnologia é tão-somente um "grande apoio", uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio. A Internet traz saídas e levanta problemas, como por exemplo, saber de que maneira gerenciar essa grande quantidade de informação com qualidade.


A questão fundamental prevalece sendo "interação humana", de forma colaborativa, entre alunos e professores. Continua a caber ao professor dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida.


A novidade é que hoje temos a possibilidade de os alunos participarem de ambientes virtuais de aprendizagem e o grande desafio é motivá-los a continuar aprendendo quando não estão em sala de aula.

Os educadores que não quiserem se lançar ao mar, muito apegados à terra firme, poderão ficar a ver navios. Mas não há mais porto seguro: o oceano de informações que a Internet disponibiliza aos alunos obrigará os professores a se atualizar constantemente e a se preparar para lidar com as múltiplas interpretações da realidade.


Grande Abraço!!

5 comentários:

Ana Klem disse...

Realmente, quem não acompanhar as mudanças e, principalmente o avanço rápido da tecnologia, ficará a "ver navios".
Achei ótima a proposta de vocês!
Parabéns! Ficou lindo!
Bjs
Ana Klem

Anônimo disse...

Concordo com vocês.
É difícil manter-se afastado da realidade virtual que permeia os dias atuais.Quem tentar manter-se fora deste mundo tão digital, estará completamente alienado.
Parabéns pelo trabalho!
O tema é bem atual e disperta a atenção pela necessidade que temos de trazer para a nossa realidade a consciência de que não dá mais para manter-se distante do mundo digital e permanecer estático, utilizando métodos tradicionais.
Bjs.
Simone

Luna disse...

Este texto é um alerta para aqueles educadores que ainda estão "a ver navios" em relação ao mundo digital e que precisam perceber a importância do mundo virtual em nosss vidas e de nossos alunos. Isso se não forem pegos de surpresa pelos seus próprios alunos que já vivem nesse mundo virtual, usufruindo das mudanças e do avanço da tecnologia.
Parabéns pelo BLOG!!!
Parabéns pela idéia!!!
Beijos!

Unknown disse...

Acho que o fato mais importante de tudo isso que falou é a "interação humana".
É isso que as novas tecnologias proporcionam.

Até!

Anônimo disse...

O texto está ótimo!Parabens!